Travessa do Fala Só

A América já ganhou

Anúncios

A adesão dos americanos às urnas é histórica. Estas eleições arriscam-se mesmo a ser as mais concorridas de sempre, e estão actualemtne taco a taco com a de 1908.

Há cem anos, portanto, que os americanos não tinham uma participação tão elevada no dia de eleições. As enormes filas e o tempo de espera sem incidentes são uma imensa prova de civismo e uma prova de que o povo se empenha quando sente que está a participar em algo importante.

Lembra-me um dia distante em que acompanhei a minha mãe a uma escola preparatória de Lisboa. Ela ia vestida como se vai para as ocasiões especiais. Também estivemos horas (?) numa fila. Depois de depositar o voto ficámos um bocado a ver os outros votar.

Foram as primeiras eleições livres em Portugal. E nesse ano demos uma lição de civismo ao Mundo. Como os americanos o estão a fazer hoje.

Anúncios

Anúncios